JUNTAS SPAAL


As juntas SPAAL | DYNAMIC têm como função vedar de forma estática fluidos como lubrificantes, água, gases e combustíveis, nas junções entre os componentes de motores e equipamentos. Compensando as variações nas superfícies de contato dos componentes, nossas juntas possibilitam a união perfeita entre eles, além de proporcionar isolamento ou condução térmica/elétrica conforme projeto, bem como a não-aderência entre partes afixadas. Também podem ser utilizadas com a finalidade de calçar mecanicamente a compensação de pequenas variações de espessura em componentes fundidos, moldados e usinados.


As novas tecnologias empregadas nos projetos de motores estão em constante evolução, e desta mesma forma as juntas SPAAL | DYNAMIC buscam superar os limites de desempenho, exigindo novas soluções para vedação nos mais altos níveis de performance. 


Devido a sua alta tecnologia empregada e consolidada preferência do aplicador no mercado de Linha Pesada, nossas juntas e retentores são referência em performance e alto desempenho, servindo de benchmarking para diversas empresas do mesmo ramo, inclusive no mercado original (OEM).


Os materiais são selecionados em função do torque aplicado, fluido circulante, temperatura, pressão, compressibilidade e recuperação. Alguns dos materiais utilizados em nossas juntas são:



Solid Core (SC)


Juntas de fibra com alma metálica, recobertas com material elastômero. Utilizadas em sua maioria em juntas de cabeçote, coletores de escapamento, cárteres e demais aplicações, com ancoragem química e mecânica. Além de possuírem excelente dissipação térmica, suportam elevadas temperaturas. 


Nossas juntas em Solid Core (SC) têm também como objetivo corrigir as imperfeições de rugosidade e planicidade dos motores retrabalhados em retíficas, mesmo que pequenas. Nossa engenharia garante o não-retorque dos motores, uma vez que possuem compressibilidade e recuperação adequadas a cada aplicação. 



Turbo Diesel (TD)


Juntas de fibra e grafite com alma metálica reforçada, recobertas com material elastômero. Utilizadas em juntas de cabeçote com alta solicitação, possuem excelente dissipação térmica, suportando extremas temperaturas de trabalho. 



Multilayer (ML)


Juntas metálicas com corpo formado de uma ou diversas lâminas de aços de ligas especiais, com ou sem vinco, revestido ou não com elastômero. Possuem elevada condutividade térmica, resistência à corrosão, capacidade de conformação e máxima vedação de fluidos e gases. Aplicável em juntas de cabeçote, juntas de coletores de admissão e escape onde não é requerida alta recuperação. 



Thermo Multilayer com Molibdênio (TM)


Juntas em aço, com aplicação de camada de pó antifricção em suas faces de contato, atuando como lubrificante orgânico, reduzindo o atrito entre as partes e função de micro vedação estática e dinâmica, inclusive entre peças com diferentes dilatações térmicas. É indicado para aplicações críticas, onde a temperatura pode atingir até 1000°C, sendo comumente utilizado em coletores de escapamento de elevada solicitação térmica.



Juntas Metálicas Injetadas com Elastômero (BI)


Juntas com estrutura metálica e perfis de vedação injetados em borracha nitrílica (NBR), silicone (VMQ) ou fluorelastômero (FKM / Viton®), conforme aplicação. São aplicadas normalmente em juntas de cabeçote, tampas de válvulas e cárteres, de motores mais novos. 


Cortiça Emborrachada (CB)


Material normalmente utilizado em juntas para vedação de tampas de válvulas e cárter. Peças com compressibilidade alta, adequadas às compensações de deformação dos materiais especificados em projeto e/ou por distorção. Apesar de ainda muito utilizadas hoje em dia, seu uso é muito comum em modelos de motores mais antigos.



Papelão Hidráulico para Baixa e Média Pressão (AN)


Materiais utilizados para as mais diversas aplicações, onde deve suportar baixa ou moderada pressão e temperatura, conforme aplicação. 



Papelão Hidráulico para Alta Pressão (NT)


Materiais utilizados para as mais diversas aplicações, onde deve suportar elevada pressão e temperatura, conforme aplicação.



Borracha Nitrílica (NBR)


Elastômero que pode ser moldado ou injetado, possui moderada resistência mecânica e química em comparação ao Silicone e Fluorelastômero. É um material tenaz, de médio inchamento. Material compatível com grande parte das aplicações de motores, é comumente utilizado em juntas devido a sua boa resistência à óleos, graxas, ao envelhecimento por calor, abrasão e fadiga dinâmica, abrangendo uma ampla gama de juntas e retentores cuja solicitação seja menos crítica. 



Silicone (VMQ)


Elastômero que também pode ser moldado ou injetado, o Silicone tem como principal característica não perder suas propriedades de elasticidade e recuperação mesmo exposto a altas variações de temperatura. Além disso, possui elevada flexibilidade, baixa taxa de deformação permanente e maior resiliência, mesmo sob alta pressão. Muito utilizado em juntas e retentores de maior criticidade.



Fluorelastômero (FKM ou Viton®)


O Fluorelastômero - popularmente conhecido como Viton® - apresenta excepcional desempenho frente a severas condições de uso. Itens de borracha FKM podem ser moldados ou injetados, e são indicados para aplicações onde exige-se resistência às mais elevadas solicitações mecânicas e químicas. Apresenta-se como material fundamental na composição de juntas e retentores críticos, sendo ideal para vedação tanto de passagens de combustíveis, como performa muito bem com outros fluidos, impedindo a oxidação.


Aplicado majoritariamente em juntas de cabeçote, anéis de camisa, retentores e anéis diversos, além de retentores de virabrequim e rodas de motores altamente solicitados. 



Borracha Poliacrílica (ACM)


A Borracha Poliacrílica é especialmente indicada em aplicações com elevados requisitos de resistência e calor, moldada ou injetada, de dureza e resistência compatíveis com a aplicação. Utilizado em juntas e retentores devido a sua excelente capacidade de resistência a derivados de petróleo.



Politetrafluoretileno (PTFE ou Teflon®)


PTFE é um polímero fluorado, sendo um plástico de altíssimo desempenho. Com alta resistência química, é resistente também ao ataque de ácidos corrosivos, possui alta estabilidade térmica com boa resistência ao calor, baixo coeficiente de atrito e alta resistência ao impacto. Utilizado para fabricação de retentores .

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