PARAFUSOS DE CABEÇOTE


Além das juntas de cabeçote, os parafusos de cabeçote possuem papel fundamental para a perfeita vedação do sistema de um motor. Um torque errado, sequência de aperto incorreta ou até mesmo a reutilização dos parafusos já torqueados podem resultar em uma deficiência na vedação do sistema, ocasionando problemas maiores ao seu motor. 


Os parafusos para cabeçote SPAAL | DYNAMIC seguem todas as normas e especificações das montadoras, tanto nos materiais utilizados, quanto a sua classificação.


Identificando um Parafuso:

Exemplo de etiqueta de nossas juntas de cabeçote:


Todas nossas juntas acompanham uma instrução com a correta sequência e valores de torque a serem aplicadosParágrafo Novo

Curva tensão deformação

Tipos de apertos:


Aperto por somente torque:


Apertos por torque são indicados para parafusos que sofrem somente deformação elástica durante e após o torque, ou seja, estes parafusos se alongam quando é aplicado o torque e retornam para sua condição inicial quando o torque sobre eles é retirado. Vale ressaltar que quase não existem motores no Brasil que utilizam parafusos que trabalham somente na região elástica nas junções entre cabeçote e bloco.


O aperto dos parafusos elásticos requer que ocorra apenas deformação dentro da zona elástica - com tensão menor à sua tensão limite de escoamento - não permitindo assim uma deformação permanente no parafuso. Parafusos elásticos podem ser torqueados até atingir a tensão especificada com o uso de torquímetro simples.


Aperto por torque + ângulo


Apertos por torque + ângulo são especificados para aplicações onde a tensão indicada é superior a tensão de escoamento do aço utilizado no parafuso. Nestas aplicações, a deformação se difere da elástica pois após o desaperto do parafuso, o mesmo não retorna ao seu estado inicial, se alongando de maneira permanente.


O aperto destes parafusos denominados como “plásticos” são dimensionados minunciosamente para trabalhar dentro da região plástica de deformação. O dimensionamento deste aperto é feito para atingir o máximo de eficiência do parafuso sem que ele se rompa. Quando o parafuso trabalha com este tipo de aperto ele perde a memória do seu comprimento inicial, impossibilitando sua reutilização após o desaperto.


Visando maior eficiência destes componentes tão críticos, praticamente todos os parafusos para cabeçote são dimensionados e fabricados originalmente para trabalhar além da região elástica, sofrendo alongamentos permanentes. Estes parafusos devem ser torqueados com torquímetro até atingir o escoamento, e com ferramenta que possibilite controle de ângulo de aperto para que atinjam o alongamento necessário dentro da região plástica.


Atenção: A sequência de torque é tão importante quanto o valor de torque especificado. Sempre utilize a correta sequência de torque e valores de torque especificados em nossa tabela de torques Linha Leve e Linha Pesada disponíveis clicando aqui ou descritos na etiqueta de nossas juntas de cabeçote.



Tipos de cabeça de parafusos

Classe dos parafusos

Você sabe o que quer dizer os números gravados em cada parafuso (8.8, 10.9 e 12.9)?

Share by: