O desempenho e a segurança de uma fixação dependem diretamente do tipo de aperto aplicado no parafuso. Saber quando utilizar o aperto por torque simples ou o torque combinado com ângulo é fundamental para garantir a integridade das juntas, especialmente em motores. Neste conteúdo, explicamos as diferenças entre os dois métodos, como eles atuam nas fases elástica e plástica do material e quais cuidados tomar durante a aplicação.

Aperto por somente torque

Apertos por torque são indicados para parafusos que sofrem apenas deformação elástica, ou seja, alongam-se com o torque e retornam à condição original ao removê-lo. No entanto, quase não há motores no Brasil que utilizem parafusos que operam apenas nessa região elástica nas junções entre cabeçote e bloco.

O aperto desses parafusos exige deformação somente na zona elástica — com tensão abaixo do limite de escoamento — evitando deformação permanente. Eles podem ser torqueados até a tensão especificada com torquímetro simples.

Aperto por torque + ângulo

Apertos por torque + ângulo são usados quando a tensão supera o limite de escoamento do aço do parafuso, gerando deformação permanente. Esses parafusos, chamados “plásticos”, são dimensionados para atuar na região plástica, garantindo eficiência sem ruptura. Após o desaperto, não retornam ao comprimento original, sendo descartáveis. Parafusos de cabeçote seguem esse padrão e devem ser torqueados até o escoamento, com controle de ângulo para atingir o alongamento necessário.

Atenção

A sequência de torque é tão importante quanto o valor de torque especificado. Sempre utilize a correta sequência de torque e valores de torque especificados em nossa tabela de torques Linha Leve e Linha Pesada disponíveis clicando aqui ou descritos na etiqueta de nossas juntas de cabeçote.