A busca constante por especialização, aliada ao empreendedorismo aplicado em sua gestão, direcionou-nos para um segmento carente de opções, o segmento de retentores.
Os produtos da linha de juntas Spaal trabalham com confiabilidade, nos modernos sistemas de vedação de motores de combustão.
A Spaal | Dynamic é movida por desafios, sempre em busca dos melhores resultados. Por isso, apoiamos e estamos presentes na Fórmula Truck e Stock Car, as categorias mais populares do automobilismo nacional.

 

Fundada em 1958, a Spaal vem se consolidando como tradicional fabricante de juntas e componentes para vedação automotiva, agrícola e industrial, atuando no mercado nacional, Mercosul, Europa e USA.

Qualidade, tecnologia e sustentabilidade são aplicadas nos produtos e processos desenvolvidos pela Spaal, que tem seu sistema de gestão certificado ISO/TS 16.949 e ISO 14.001.  Modernas instalações em sua planta industrial de 35.000 m2, situada no município de Taboão da Serra, na grande São Paulo, foram ampliadas para o desenvolvimento da mais nova fábrica de retentores do mercado, a Dynamic Retentores.

A preocupação com qualidade e crescimento sustentável, aliado a modernos conceitos de gestão integrada, a parceria com distribuidores e a eficiente assistência ao aplicador, garantem o sucesso e o reconhecimento da marca Spaal no mercado.

 

VISÃO

Associar nossa empresa a excelentes produtos, eficiência, profissionalismo e ética são premissas básicas que adotamos e que sustentam crescimento sólido e contínuo a Spaal.

A marca Spaal sempre será conhecida e valorizada no mercado por sua qualidade e atitudes.

Nossas ações abrigam grande respeito ao meio ambiente e a comunidade, contribuindo assim para as futuras gerações.

Temos orgulho de possuir colaboradores que conhecem e praticam estas diretrizes, tornando-nos assim um time vencedor.

Acreditamos em nosso país e temos certeza de que a Spaal contribui para seu crescimento e de seu povo.

 

A marca Dynamic é a divisão da empresa especializada em retentores dinâmicos para motores, transmissões e rodagem.

 

Todos os produtos Spaal I Dynamic são desenvolvidos seguindo APQP da TS 16.949. Engenharia simultânea adotada no desenvolvimento de novos produtos, processos produtivos com tecnologia atual, desenvolvimento de produtos sempre em conformidade com a legislação e juntas de cabeçote para alta performance com torque permanente são algumas das tecnologias aplicadas nos produtos e processos desenvolvidos pela Spaal I Dynamic.

Produtos: Linha de produtos constantemente atualizada. 

Processos: Conceito Lean Manufacturing é aplicado em todo o processo produtivo, como também ERP totalmente integrado, garantem modernidade e competitividade à Spaal I Dynamic..

Desenvolvimento de Materiais: Em cada aplicação, buscamos sempre a melhor opção em custo / qualidade.

Novas Tecnologias em Materiais:

SC - Solid Core: Juntas de alma metálica revestidas com material elastômero com aramída e celulose. Utilizadas em juntas de cabeçote e juntas de escapamento, não-retorque, com ancoragem química e mecânica, destinado a aplicações onde não se deseja aplicar retorque. Material densíficado, com compressibilidade baixa entre 7 e 11%, e recuperação de 40%. Utilizado em juntas de cabeçote e juntas de escapamento na faixa de temperatura de 220 ºC com picos de 300ºC. Excelente em dissipação térmica, permitindo operar na região dos anéis até 600ºc.

XSC - Extreme Spaal Core: Juntas em aço carbono com ou sem vinco, revestido com exclusiva cobertura de borracha nitrilica, reforçada com fibras de aramída ou Nylon. Unem resistência mecânica á fluência, com alta compressibilidade, além de excelente capacidade de recuperação. É indicado para altas solicitações mecânicas onde a temperatura atinge até 220ºC com picos de 300ºC. Aplicável em juntas de cabeçotes, coletores de admissão, cárter, juntas de distribuição, bombas de água e caixas de câmbio.

XSI– Extreme Spaal Core Inox: Junta em aço inox com ou sem vinco, revestido com exclusiva cobertura de borracha nitrilica reforçada com fibras de aramída ou nylon. Unem resistência mecânica à fluência com alta compressibilidade, além de excelente capacidade de recuperação. É indicado para altas solicitações mecânicas, onde a temperatura atinge até 220ºC com picos de 300ºC e em áreas sujeitas a corrosão. Aplicável em juntas de cabeçotes, coletores admissão, cárter, juntas de distribuição,bombas de água e caixas de câmbio.

TM – Thermo Multilayer com Molibdênio: Junta em aço inox, com aplicação de camada de pó antifricção em suas fases de contato,atuando como lubrificante orgânico, reduzindo o atrito entre as partes e função de micro-vedação estática e dinâmica, inclusive entre peças com diferentes expansões térmicas. É indicado para altas solicitações mecânicas onde a temperatura atinge até 1000ºC .

TD - Turbo Diesel: Juntas de alma metálica revestidas com grafite e elastômero, onde a pressão de contato e temperaturas exigidas são extremas, com ancoragem química e mecânica. Utilizadas em juntas de cabeçote e juntas de escapamento aplicadas em motores turbo com compressibilidade baixa e temperatura até 300º com picos de 400ºC.

MLV – Multilayer Viton / Inox: Junta metálica com corpo formado de uma ou diversas lâminas de aço inox, com ou sem vinco, revestido com borracha Viton. Propiciam alta condutividade térmica, resistência à corrosão, capacidade de conformação e máxima vedação de fluidos e gases. É indicado para operações onde a temperatura atinge até 240ºC com picos de 350ºC. Aplicável em juntas de cabeçote, juntas de coletores de admissão e escape e em regiões sujeitas a corrosão e necessidade de alta recuperação. ( Norma atendida: F 104 - Standard System for nonmetallic Gasket materials)

MLA – Multilayer Viton / Aço 1020: Junta metálica com corpo formado de uma ou diversas lâminas de aço inox, com ou sem vinco, revestido com borracha Viton. Alta condutividade térmica, resistência a corrosão, capacidade de conformação e máxima vedação de fluidos e gases. É indicado para operações onde a temperatura atinge até 240ºC com picos de 350ºC. Aplicável em juntas de cabeçote, juntas de coletores de admissão e escape onde não é requerida alta recuperação.

MLS - Multilayer Silicone / Aço 1020: Junta metálica com corpo formado de uma ou diversas lâminas de aço inox, com ou sem vinco, revestido com borracha de silicone. Alta condutividade térmica, resistência a corrosão, capacidade de conformação e máxima vedação de fluidos e gases. É indicado para operações onde a temperatura atinge até 220ºC com picos de 300ºC. Aplicável em juntas de cabeçote, juntas de coletores de admissão e escape e tampas de válvulas.

MLN - Multilayer Nitrilica / Aço 1020: Junta metálica com corpo formado de uma ou diversas lâminas de aço inox, com ou sem vinco, revestido com borracha nitrílica. Alta condutividade térmica, resistência a corrosão, capacidade de conformação e máxima vedação de fluidos e gases. É indicado para operações onde a temperatura atinge até 140ºC com picos de 250ºC. Aplicável em juntas de coletores de admissão  e tampas de válvulas.

BI - Juntas Metálicas Injetadas com Elastômero: Juntas com estrutura em aço ou alumínio, com lábios injetados em borracha nitrílica ou silicone, conforme aplicação. Aplicável em tampas de válvulas e cárters.

Materiais Convencionais:

CB - Cortiça Emborrachada: Juntas para vedação nas tampas de válvulas e cárter. Peças com compressibilidade alta, adequadas a compensações de deformação dos materiais especificados em projeto e ou por distorção.

PV - Papelão Hidráulico para Baixa Pressão

NT - Papelão Hidráulico para Alta Pressão

EP - Papelão Hidráulico de Inchamento Controlado: Juntas desenvolvidas para as mais diversas aplicações, onde é requerido pressão, temperatura, compressibilidade e recuperação ( temperaturas entre  -40º a 280ºC. ). Os materiais são selecionados em função de:  torque aplicado, fluido, temperatura, pressão, compressibilidade e recuperação.

SC - Solid Core Compressível com Alma Metálica: Juntas de cabeçote ou escapamento mais antigas, onde o retorque era necessário, para acomodação da junta as superfícies de contato.

BO - Borracha Nitrilica (NBR): Juntas de borracha nitrílica,moldada ou injetada, de dureza compatível com a aplicação. É indicado para  temperatura até 130ºC e exigida resistência mecânica. Aplicável em juntas de cárter, algumas tampas de válvulas e anéis diversos.

SI – Borracha de  Silicone (VMQ): Junta de borracha de silicone, moldada ou injetada, de dureza compatível com a aplicação. É indicado para  temperatura até 220ºC. Aplicável em juntas de tampa de válvulas,bombas de água, retentores e anéis diversos.

VI – Borracha Fluorelastômero (FKM): Junta de borracha Viton, moldada ou injetada, de dureza compatível com a aplicação. É indicado para  temperatura até 230ºC e exigida resistência mecânica. Aplicável em juntas de injeção eletrônica, anéis de camisa,retentores e anéis diversos.

 

Todo o empenho da Spaal I Dynamic  para manter a constante evolução em seu processo produtivo e consequentemente na qualidade de seus produtos, é reconhecido por diversas entidades. Esse reconhecimento nos motiva a continuar com o mesmo empenho.

  • Certificação da BRTÜV : A Spaal é certificada no sistema de gestão da Qualidade, conforme ISO/TS 16.949. Também implantou e utiliza o Sistema de Gestão Ambiental, auditado e certificado em conformidade com a norma: NBR ISO 14001: 2004  
  • Premiação Cummins DSC : A Spaal I Dynamic mantem, pelo sexto ano consecutivo, o reconhecimento da Cummins Brasil como melhor fornecedor dentro da commoditie pelo seu desempenho de Entrega e Qualidade.
  • Premiação Retíficas DSC : A Spaal I Dynamic recebeu do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, o reconhecimento pela qualidade dos produtos e serviços prestados ao segmento retificador.
  • Premiação ZF : A Spaal I Dynamic recebeu o reconhecimento da ZF América do Sul, pelo melhor desempenho de Entrega e Qualidade é é reconhecida como Excellent Supplier.
  • Prêmio Destaque 2007 : A Remot é uma auto peças especializada em marcas francesas (Renault, Peugeot, Citroën) e juntamente com o Sincopeças-RS (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul) premiou a Spaal I Dynamic como destaque na fabricação de juntas.

 

Política de Meio Ambiente:

A Spaal I Dynamic acredita que a sua política de governança traz benefícios ao ambiente de trabalho e sustentabilidade dos recursos naturais, não se restringindo a tão somente o cumprimento da legislação vigente.
Para garantir o sucesso do seu compromisso para com o meio ambiente, a Spaal I Dynamic compromete-se a atender os seguintes princípios:

  • Garantir que todos os processos, presentes e futuros, atendam as normas, legislações e outros requisitos assumidos;
  • Melhorar continuamente os processos, produtos e serviços, buscando reduzir os impactos prejudiciais ao meio ambiente e prevenindo a poluição;
  • Utilizar os recursos naturais racionalmente;
  • Promover a reciclagem de materiais e a minimização dos resíduos e emissões indesejados;
  • Educar, treinar e motivar seus colaboradores a executarem suas atividades de maneira ambientalmente responsável, a fim de minimizar os impactos ambientais advindos de suas atividades;
  • Todos os colaboradores da Spaal I Dynamic são responsáveis pelo cuidado ambiental em suas atividades como também pelo desempenho ambiental;.
  • Conduzir periodicamente auditorias ambientais e análises críticas internas a fim de garantir a melhoria contínua de seu desempenho ambiental;
  • Promover o diálogo aberto com seus colaboradores, fornecedores, empresas contratadas, comunidade, clientes e organizações governamentais e não governamentais, de forma a fomentar a cultura de melhoria em favor da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Gerenciamento de Resíduos Industriais

A preocupação com o controle ambiental não é um assunto novo para a Spaal I Dynamic, mas sim prática comum, já que em sua unidade fabril, instalada em 1989, foi considerado a proteção ambiental como parte de seu projeto de investimento.

Possuimos uma unidade de E.T.E. (Estação de Tratamento de Efluentes), tratando todos os resíduos gerados na empresa e atendendo também as exigências ambientais. 

A Spaal I Dynamic ampliou ainda mais sua política de controle ambiental, tratando e/ou reutilizando  todos os resíduos gerados no processo produtivo, atendendo as exigências do mercado quanto à qualidade de seus produtos, processos e principalmente, as novas exigências de proteção ao meio ambiente.


A Spaal I Dynamic adotou no seu processo industrial o tratamento e/ou reutilização, através de reciclagem, dos resíduos gerados em sesu processos em conformidade com padrões de qualidade que atendem as normas ISO / TS-16949 e ISO-14001.

A Spaal I Dynamic, através da sua política ambiental, reafirma seu conceito de "Reciclar. Efluente Zero", através de ações efetivadas que garantem aos processos a adequação à política da qualidade ambiental. Destacam-se:

  • Conscientização ecológica junto a seus funcionários;
  • Implantação da coleta seletiva de lixo;
  • Conscientização sobre a qualidade da água para consumo humano;
  • Reaproveitamento dos resíduos metálicos;
  • Disposição limpa e segura dos resíduos gerados

Entre os resultados imediatos obtidos após a implantação da nossa política ambiental, podemos citar:

  • Redução do uso da água de consumo humano;
  • Redução do uso da água de consumo industrial;
  • Desamiantação da produção;
  • Manutenção do ambiente limpo e organizado, com reflexo no bem estar dos funcionários;
  • Melhor desempenho financeiro, através da receita gerada com destinação adequada de todos o scrap de processo;
  • Redução de custos com otimização de processos e melhor aproveitamento da matéria prima com redução do scrap.

  • SPAAL IND. E COM. LTDA.
  • Rua Vicente Leporace, 270
  • Bairro Jardim São Judas Tadeu - Taboão da Serra - SP - Brasil - 06786-510
  • Tel.: (11) 4138-8022 - Fax: (11) 4137-0727